sábado, 28 de julho de 2007

Modo de usar: o básico

O Lobby Gay é um agregador de notícias que funciona graças aos seus utilizadores, uma espécie de jornal de parede virtual. Qualquer pessoa se pode registar e enviar notícias, notícias que serão avaliadas pelos restantes utilizadores, podendo chegar, ou não, à primeira página. Além disso é um espaço de discussão, onde até os comentários podem ser votados positiva ou negativamente pelos restantes utilizadores.

Mas nem todos os votos valem o mesmo. Os votos anónimos, ou seja, de utilizadores não registados, são os que valem menos. O peso dos votos dos utilizadores varia consoante o karma de cada um. Por sua vez o karma depende do nível de participação de cada utilizador, quanto maior e melhor, mais peso terá o seu voto. O karma é calculado automaticamente pelo sistema, e é variável ao longo do tempo. Utilizadores com um karma igual ou superior a 6 também podem votar negativamente notícias pendentes.

O voto negativo deve ser usado para travar abusos, links homofóbicos, spam ou notícias duplicadas p.ex. Pelo que deve haver alguma moderação no seu uso quando se trata simplesmente de algo que não nos interesse particularmente, pois poderá interessar a outras pessoas. Os votos negativos, ao contrário dos positivos, não são públicos, pelo que não é possível saber quem votou negativamente.

As tags não reconhecem acentos, nem cedilhas, pelo que devem ser evitados. É possível usar qualquer tipo de fonte noticiosa, jornais on-line, vídeos, fotos, blogs etc. Mas desaconselha-se o uso do Lobby como mera plataforma de promoção de conteúdos próprios, situação que poderá encaixar na definição de spam. A avaliação será sempre da responsabilidade dos utilizadores.

No spy é possível acompanhar todas as votações e comentários a acontecerem num dado momento, e ainda pode ser usado como chat pelos utilizadores.

O Lobby Gay é alojado pelo site Biwoo.com e usa o código do Méneame.net.